A Seleção Brasileira entra em campo nesta quinta-feira (5), às 20h, no Estádio Monumental, no Equador, para enfrentar a seleção Equatoriana pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida marca a aguardada estreia de Carlo Ancelotti como técnico da seleção.
O Brasil ocupa atualmente a quarta colocação nas eliminatórias, com 21 pontos em 14 jogos. Já os Equatorianos é o vice-líder, com 23 pontos. Uma vitória brasileira combinada com uma derrota do terceiro colocado Chile para a Argentina, também com 23 pontos pode levar a Seleção à vice-liderança ao fim da rodada.
Contratado oficialmente no fim de maio, Ancelotti, multicampeão e ex-treinador do Real Madrid, assume com a missão de devolver o protagonismo à Seleção e conquistar o tão sonhado hexa na Copa de 2026.
Na preparação para a estreia, encerrada com o último treino realizado nesta quarta-feira (5), o treinador teve apenas três dias para trabalhar com o elenco. A escalação testada no treino em São Paulo indicou o provável time titular:
Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alex e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Gerson; Estêvão, Richarlison e Vinícius Júnior.
O principal desfalque é Raphinha, que cumpre suspensão.
A primeira convocação do técnico italiano mesclou jogadores experientes com novos nomes. Entre os retornos, estão Richarlison que viveu sua melhor fase sob o comando de Ancelotti no Everton, Casemiro e Antony. As novidades incluem o zagueiro Alexsandro, em ótima fase no futebol francês, e o jovem Andrey Santos, do Chelsea, que se destacou atuando por empréstimo no Strasbourg.
Na última partida da Seleção, sob o comando de Dorival Júnior, o Brasil foi derrotado por 4×1 pela Argentina, o que resultou na demissão do treinador. Naquela ocasião, apenas Marquinhos e Vinícius Júnior foram titulares. A escalação naquele jogo foi:
Bento; Wesley, Murillo, Marquinhos e Guilherme Arana; Joelinton, André e Raphinha; Matheus Cunha, Rodrygo e Vinícius Júnior.
Após o confronto contra o Equador, o próximo compromisso da Seleção será diante do Paraguai, atual quinto colocado, na próxima terça-feira (10), às 21h45, na Neo Química Arena, em São Paulo.
*Estagiário sob supervisão da redação.