Raimundo Francisco da Silva foi condenado a oito anos de prisão em regime fechado, por causar a morte de três crianças em um acidente de carro na Lagoa do Japonês, no Paranoá (DF). A decisão foi tomada pelo Tribunal do Júri do Paranoá última na quinta-feira, 26 de junho.
Ele foi condenado por homicídio culposo na direção de veículo automotor sob efeito de álcool e por fugir do local do acidente, crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro (artigos 302, §3º, e 305). Além da pena de prisão, Raimundo também está proibido de obter ou renovar a carteira de motorista por quatro anos.
Durante o julgamento, os jurados entenderam que o caso não se tratava de crime doloso contra a vida, ou seja, sem intenção de matar, por isso o julgamento foi finalizado pelo juiz presidente do Tribunal do Júri, conforme prevê o Código de Processo Penal.
O caso aconteceu em 29 de julho de 2023, por volta das 16h, na Barragem do Rio Samambaia, conhecida como Lagoa do Japonês, no Paranoá.
Segundo o Ministério Público, Raimundo, junto com a mãe e a avó das vítimas, passou a tarde bebendo em um bar. Depois, foram até a barragem com as crianças e continuaram consumindo álcool. Na hora de ir embora, Raimundo visivelmente embriagado tentou manobrar o carro em um trecho estreito e acabou perdendo o controle do veículo, que caiu na água.
Os adultos conseguiram escapar, mas as três crianças não resistiram e morreram afogadas.
*Estagiário sob supervisão da redação.