A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei (PL) nº 1.997/21 o qual amplia a parada livre de ônibus na capital federal. O decreto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) e, caso aprovado, ele passa a virar lei.
O PL determina que horário em que os ônibus podem deixar os passageiros fora dos pontos de parada livre passa de 23h para as 21h e seguirá até às 06h da manhã.
O autor do projeto, o deputado distrital e presidente da casa Rafael Prudente (MDB), afirma que os passageiros que pegam ônibus no período noturno ficam expostos a maiores situações de vulnerabilidade e possíveis perigos. Com isso, a medida ajudaria mais pessoas a chegarem mais rápido em casa.
A proposta determina que os passageiros precisam avisar a parada ao motorista com antecedência e a parada não pode fugir da linha seguida pelo respectivo ônibus. A proposta não permite o desembarque em viadutos, pontes e túneis.
Procurada pela reportagem, a assessoria do GDF informou que o governador recebeu o caso a proposta está sendo apurada juntamente com a Casa Civil. Ainda não há previsão para quando sairá a resposta.
*Com informações de CLDF