O Flamengo fez história no mercado de transferências e fechou nesta semana as contratações de Emerson Royal, do Milan, e Samuel Lino, do Atlético de Madrid. Os dois jogadores devem chegar ao Brasil nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato com o clube carioca, que vive um dos períodos mais ambiciosos de sua história em termos de investimento no elenco. Após confirmar a chegada do meio-campista espanhol Saúl Ñíguez, ex-Atlético de Madrid e Chelsea, o Rubro-Negro manteve o ritmo acelerado no mercado e garantiu dois reforços de peso vindos do futebol europeu.
Samuel Lino, ponta de 25 anos, foi contratado junto ao Atlético de Madrid por cerca de 25 milhões de euros, o que representa a contratação mais cara da história do Flamengo. Embora tenha tido uma breve passagem pela base do clube em 2018, onde disputou a Copa São Paulo e saiu campeão, Lino foi revelado pelo São Bernardo antes de se transferir para o futebol português, onde chamou atenção pelo Gil Vicente antes de chegar à Espanha. Na temporada 2023/24, ele se destacou pelo Atlético de Madrid e foi eleito o melhor jogador do time, o que despertou interesse de diversos clubes europeus, inclusive Napoli da Itália, antes de acertar com o Flamengo.
Já Emerson Royal chega para ocupar a vaga deixada por Wesley, que está de saída para a Roma, da Itália. O lateral-direito de 26 anos será comprado por cerca de 9 milhões de euros. Ele foi revelado pela Ponte Preta, teve passagem pela base do São Paulo e jogou no Atlético Mineiro antes de ser negociado com o Barcelona. No clube catalão, fez apenas três jogos oficiais, também jogou no Real Betis, onde teve bom desempenho. Posteriormente, atuou por Tottenham e Milan, seu último clube antes do acerto com o Rubro-Negro.
Apesar dos três grandes reforços já confirmados, o Flamengo segue ativo no mercado. A diretoria ainda busca um atacante para ser opção no banco e um meia armador reserva. O nome de Jorge Carrascal, atualmente no Dínamo de Moscou, continua em pauta e está próximo, mas o clube adota cautela nas negociações.
*Estagiário sob supervisão da redação.