Enem 2025 tem 3,5 milhões de participantes no primeiro dia de prova

Compartilhe:

O primeiro dia do Enem 2025 reuniu cerca de 3,5 milhões de participantes em todo o país neste domingo (9). De acordo com o Ministério da Educação, 73% dos 4,8 milhões de inscritos compareceram às provas, o que representa um aumento de 11% em relação à edição de 2024 e de mais de 38% comparado a 2022. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame ocorreu sem problemas significativos. O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13).

As provas foram aplicadas em 1.805 municípios, em 11.791 locais e 164.906 salas de aula, com o envolvimento de mais de 300 mil pessoas na aplicação. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou as medidas de segurança adotadas neste ano, como o uso de detectores de metal em todas as salas, procedimento que antes era feito apenas nas entradas e saídas para o banheiro. Outra novidade foi a adoção da metodologia “testlet”, que agrupa questões em torno de um mesmo texto para avaliar o desempenho dos participantes de forma mais integrada.

A redação trouxe o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Para o ministro, a escolha reflete uma discussão atual e necessária. Ele ressaltou que o Brasil vem passando por mudanças na faixa etária da população, com aumento da expectativa de vida e maior número de pessoas idosas, o que exige políticas públicas voltadas a esse público.
Além da redação, os candidatos responderam às provas de Linguagens e Ciências Humanas. O segundo dia de aplicação será no próximo domingo (16), com questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Os participantes que enfrentaram problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou foram afetados por desastres naturais poderão solicitar a reaplicação das provas entre os dias 17 e 21 de novembro, até as 12h, por meio da Página do Participante. A reaplicação está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro. No Pará, por conta da realização da COP30, as provas serão aplicadas em Belém, Ananindeua e Marituba nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado como forma de certificação do ensino médio. Mais de 98 mil candidatos com mais de 18 anos se inscreveram com esse objetivo. Para obter o certificado, é preciso alcançar no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação.

O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. As notas também podem ser utilizadas em processos seletivos de universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros a instituições de ensino superior em Portugal.

*VIA GOV

*Estagiário sob supervisão da redação.

TAGS: #Eduacao #educação #Enem 2025 #GOV #INEP #Redação

Compartilhe:

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS