O Campeonato Brasileiro está de volta neste fim de semana, com a 13ª rodada após a paralisação para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. A rodada conta com jogos importantes, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela
Sábado (13/07)
16h30: Internacional x Vitória
O Colorado recebe o Vitória em casa, tentando retomar o bom futebol do início da temporada e sair da zona de rebaixamento. O time gaúcho aproveitou a pausa para ajustes técnicos. Já o Vitória vive uma crise: foi eliminado na Copa do Nordeste, perdeu o técnico Thiago Carpini e contratou Fábio Carille, que ainda não estreia neste sábado. O duelo é direto, já que o Vitória ocupa a 16ª colocação.
16h30: Flamengo x São Paulo
O líder Flamengo busca manter o bom momento mesmo após a eliminação para o Bayern de Munique no Mundial. A equipe terá desfalques: Pedro não foi relacionado por decisão de Filipe Luís e Gerson foi negociado com o Zenit.
O São Paulo, por sua vez, estreia o técnico Hernán Crespo após a demissão de Luis Zubeldía. O time terá ausências importantes: Lucas Moura, poupado, e Lucas Ferreira, ainda em recuperação de lesão. A expectativa no Tricolor é de melhora com a nova comissão técnica.
18h30: Vasco x Botafogo
O clássico carioca será disputado na capital do país, no Mané Garrincha. O Vasco tenta embalar após vitória por 3×1 sobre o São Paulo na última rodada. Payet deixou o clube, mas Philippe Coutinho permanece.
O Botafogo chega com várias novidades: estreia do técnico italiano Davide Ancelotti, substituindo Renato Paiva, demitido após o Mundial. A equipe perdeu Igor Jesus e Jair para o Nottingham Forest e terá as estreias de Joaquín Correa e Arthur Cabral no Brasileirão. O Glorioso busca recuperação e ocupa a 8ª posição.
21h30: Bahia x Atlético-MG
O Bahia, embalado pela vitória por 2×1 sobre o Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste, recebe o Atlético-MG. O Galo vive boa fase e tenta ampliar sua sequência positiva para se firmar entre os primeiros. Atualmente, é o 7º colocado.
Domingo (14/07)
19h30. Corinthians x Bragantino
O Corinthians tenta afastar a crise e voltar a vencer após uma sequência ruim. Dorival Júnior usou a pausa para buscar soluções, e o time ocupa a 10ª colocação, apesar dos problemas internos envolvendo diretoria.
O Bragantino, por outro lado, é o 3º colocado com 23 pontos. Mesmo vindo de derrota por 3×0 para o Bahia antes da parada, a equipe de Fernando Seabra vive ótimo momento no geral.
20h30: Fortaleza x Ceará (Clássico Cearense)
Em crise, o Fortaleza busca recuperação após sete derrotas consecutivas e duas eliminações recentes. O técnico Juan Pablo Vojvoda segue no cargo, mesmo pressionado. O time é o 18º colocado.
O Ceará vive momento um pouco melhor. Classificou-se nos pênaltis contra o Sport na Copa do Nordeste e está na 13ª posição do Brasileirão. Mesmo com a instabilidade dos dois times, clássico é sempre disputado, e o Vozão chega como leve favorito.
20h30: Cruzeiro x Grêmio
Duas equipes tradicionais do futebol brasileiro se enfrentam no Mineirão. O Cruzeiro vive excelente fase, ocupando a vice-liderança com 24 pontos. O técnico Nicolás Larcamón conseguiu ajustar bem a equipe, e uma combinação de resultados pode colocá-lo na liderança da rodada.
O Grêmio oscila entre vitórias e derrotas. Mano Menezes tenta aproveitar a pausa para ajustar o time, que atualmente é o 11º colocado.
Segunda-feira (15/07)
20h00: Juventude x Sport
No encerramento da rodada, o lanterna Sport enfrenta o penúltimo colocado, Juventude, fora de casa. O Leão tem apenas 3 pontos, enfrenta grave crise e passou por várias trocas de técnico. O Juventude, com 8 pontos, também tenta encerrar a sequência negativa.
As partidas entre Fluminense x Mirassol e Palmeiras x Santos foram adiadas devido ao desgaste físico dos clubes que disputaram o Mundial de Clubes, já que foram os últimos a serem eliminados.
*Estagiário sob supervisão da redação.