A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro foi repleta de grandes jogos e mudanças importantes na parte de cima e de baixo da tabela. O Flamengo voltou à liderança após vitória sobre o Atlético-MG, enquanto o São Paulo embalou sua terceira vitória consecutiva. Confira os principais jogos:
Sábado (26/7)
Fortaleza 3 x 1 Red Bull Bragantino
O Fortaleza voltou a vencer bem em casa, batendo o Bragantino por 3 a 1, com gols de Deyverson, Kuscevic e Lucca Prior. Isidro Pitta descontou para o Massa Bruta. O Leão segue na 18ª posição, mas anima o torcedor. Já o Bragantino continua em 5º lugar.
Sport 2 x 2 Santos
Na Ilha do Retiro, o Sport saiu na frente com gols de Derik Lacerda e um gol contra de Caballero, mas cedeu o empate mesmo com um jogador a mais. Gabriel Bontempo e João Basso marcaram para o Santos. O Leão segue na lanterna sem previsão para sair, enquanto o Peixe está na 17ª colocação.
Mirassol 1 x 1 Vitória
Em um jogo equilibrado, Edson Carioca marcou para o Mirassol e Gabriel Baralhas empatou para o Vitória. O time paulista segue surpreendendo, agora na 7ª posição e invicto há oito jogos. O Vitória, ainda na zona de rebaixamento, mostra evolução sob comando de Carille.
Corinthians 1 x 1 Botafogo
O Botafogo abriu o placar no primeiro tempo e dominava o jogo, mas viu o Corinthians empatar no fim com gol de Depay. O Timão começou com reservas e melhorou com os titulares no segundo tempo. O empate foi ruim para ambos: o Botafogo, com 26 pontos, pode sair da zona de Libertadores; o Corinthians está no meio da tabela, com 21.
Palmeiras 1 x 0 Grêmio
Com um golaço de Facundo Torres logo aos 3 minutos, o Palmeiras venceu o Grêmio num jogo morno. A vitória coloca o Verdão em 3º lugar com 32 pontos, dois a menos que o líder Flamengo, mas com um jogo a menos. O Grêmio segue em queda livre.
Domingo (27/7)
Cruzeiro 1 x 2 Ceará
O Cruzeiro perdeu a liderança ao ser derrotado em casa pelo Ceará. Galeano brilhou com dois gols, enquanto Kaio Jorge descontou após falha do goleiro. Foi a primeira derrota da Raposa no Brasileirão desde abril. Com 34 pontos, caiu para segundo lugar.
São Paulo 3 x 1 Fluminense
Em confronto de tricolores, o São Paulo dominou o jogo. Arboleda abriu o placar após cruzamento de Luciano. Apesar de um pênalti perdido e dois gols anulados, o Tricolor paulista ampliou com Ferreirinha e Gonzalo Tapia, que marcou seu primeiro gol pelo clube. Samuel Xavier fez o gol de honra do Flu. O São Paulo chega à terceira vitória seguida e está na poitava posição, já o Fluminense, a quarta derrota pós a boa Copa do Mundo de Clubes.
Bahia 3 x 0 Juventude
Jean Lucas foi o destaque, marcando dois gols na vitória do Bahia sobre o Juventude. Lucero completou o placar nos acréscimos. O Esquadrão de Aço, invicto há cinco rodadas, entrou no G-4. O Juventude segue na vice-lanterna.
Vasco 1 x 1 Internacional
O Vasco abriu o placar com Rayan, mas sofreu o empate do Inter com Carbonero já no fim do jogo. A partida foi marcada pela expulsão do goleiro Léo Jardim por cera, lance que gerou muita polémica. O empate tirou o Vasco da zona de rebaixamento (16º lugar), recolocando o Santos no Z-4. O Inter está em 10º com 21 pontos.
Flamengo 1 x 0 Atlético-MG
No encerramento da rodada, o Flamengo reassumiu a liderança com uma vitória suada sobre o Galo no Maracanã. O gol de Léo Ortiz, de cabeça, confirmou o bom momento rubro-negro. O Atlético-MG, apesar de um bom jogo, continua a sofrer com bolas paradas. O Flamengo agora lidera com 36 pontos e um jogo a menos.
*Estagiário sob supervisão da redação.