Brasil perde para a Bolívia na altitude e encerra Eliminatórias com pior campanha da história

Compartilhe:

Foto: @rafaelribeirorio I CBF

A Seleção Brasileira encerrou sua participação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com uma derrota por 1 a 0 para a Bolívia, na noite desta terça-feira (9), na cidade de El Alto, a 4.100 metros de altitude. A partida foi válida pela última rodada da competição sul-americana.

Com o resultado, o Brasil terminou em quinto lugar, com 28 pontos em 18 jogos, somando 8 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, o pior retrospecto da Seleção em toda a história das Eliminatórias. Apesar do desempenho abaixo do esperado, a equipe já estava classificada para o Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.

O técnico Carlo Ancelotti optou por uma formação alternativa, poupando os principais nomes após a vitória por 3 a 0 sobre o Chile, na rodada anterior, no Maracanã. A ideia era testar outros jogadores antes da fase final de preparação para a Copa.

O jogo foi bastante travado e influenciado pela altitude extrema. A bola deslizava rápido e dificultava o controle dos brasileiros. A Bolívia, empurrada pela torcida, precisava da vitória para ainda sonhar com uma vaga na repescagem e apostou em chutes de longa distância desde o início.

No primeiro tempo, o goleiro Alisson se destacou com boas defesas e evitou o pior. Mas, já nos acréscimos, o árbitro assinalou pênalti após revisão do VAR em lance polêmico envolvendo Bruno Guimarães. Miguelito cobrou bem e fez o único gol da partida aos 48 minutos da etapa inicial.

O Brasil tentou reagir no segundo tempo, mesmo sentindo os efeitos da altitude. Ancelotti fez várias mudanças, colocou Marquinhos, João Pedro, Estêvão, Raphinha e Jean Lucas e o time até ganhou fôlego. Richarlison, Luiz Henrique e Caio Henrique chegaram a criar chances, mas pararam no goleiro Lampe, que fez boas defesas.

Já nos minutos finais, Raphinha teve uma boa oportunidade em cobrança de falta, mas novamente Lampe evitou o empate.

O apito final veio aos 50 minutos, com festa nas arquibancadas e muita emoção dos jogadores bolivianos, que ainda mantêm esperanças de ir à Copa pela repescagem.

Agora, a Seleção Brasileira volta suas atenções para os amistosos preparatórios antes do Mundial, tentando corrigir os erros e reencontrar o bom futebol que sempre foi sua marca, missão que será complicada para Ancelotti.

TAGS: #Ancelotti #brasil #CBF #Copa do Mundo #Eliminatórias #futebol #Seleção Brasileira

Compartilhe:

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS