O São Paulo passou por uma noite de fortes emoções no Morumbis lotado, diante de mais de 57 mil torcedores, mas conseguiu garantir a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores ao vencer o Atlético Nacional nos pênaltis por 4 a 3.
No tempo normal, o Tricolor abriu o placar logo no início, com André Silva, de cabeça, aos dois minutos do primeiro tempo. A equipe paulista teve outras chances de ampliar, mas acabou recuando e permitindo que os colombianos crescessem na partida. O empate veio no segundo tempo, quando Morelos sofreu pênalti após revisão do VAR e converteu a cobrança aos 25 minutos. Na comemoração, houve confusão entre os jogadores e Cardona acabou expulso, deixando o Atlético Nacional com um a menos.
Com vantagem numérica, o São Paulo foi para cima e criou várias oportunidades com Luciano e Ferreirinha, mas parou no goleiro Ospina e na defesa adversária. Mesmo com oito minutos de acréscimos, o jogo terminou empatado em 1 a 1 e a decisão foi para as penalidades.
Nas cobranças, Rafael brilhou logo de início ao defender o chute de Mateus Uribe. Lucas Moura abriu o placar para o São Paulo, mas Marcos Antônio perdeu a chance de ampliar ao acertar a trave. Apesar disso, Luciano e Enzo Díaz converteram, enquanto os colombianos Marlos Moreno e Tesillo também marcaram. A tensão aumentou quando Hinestroza mandou sua cobrança no travessão, abrindo caminho para a classificação tricolor. Na última batida, o português Cédric Soares confirmou a vitória e levou a torcida ao delírio.
Agora, o São Paulo aguarda o vencedor do confronto entre LDU e Botafogo, que se enfrentam em Quito nesta quinta-feira (21). O time carioca tem a vantagem do empate após vencer o jogo de ida por 1 a 0. Para as quartas de final, o Tricolor terá reforços importantes: Wendell, Oscar e Arboleda voltam de lesão, enquanto os recém-contratados Rafael Toloi, que retorna após 10 anos na Atalanta, e o lateral direito Mailton, ex-Chapecoense, estarão à disposição para reforçar o elenco.
*Estagiário sob supervisão da redação.