O Brasília Futebol Clube anunciou Ricardo Oliveira como seu novo vice-presidente de futebol. O ex-atacante, de 45 anos, retorna ao clube em uma nova função fora das quatro linhas, após ter defendido o Colorado durante o Campeonato Candango de 2023, quando marcou dois gols em sete partidas.
A confirmação foi feita pela e passada pela Band News FM Brasília e repercutida pelo diretor executivo do clube, Philyppe Réquia, que destacou a importância da chegada de Ricardo para o novo projeto de reestruturação do time:
“Essa chegada do Ricardo é muito importante para o projeto do Brasília, para o presente e futuro do clube. Foram meses de negociações entre idas e vindas até que ele analisasse e aceitasse o projeto. Estamos confiantes de que será uma peça chave na reorganização do clube e na valorização do futebol na capital”, declarou Réquia.
Ricardo Oliveira fará parte da gestão ao lado do presidente Flávio Simão e de Philyppe Réquia. O principal objetivo da nova diretoria é levar o Brasília de volta à elite do futebol local.
Natural de São Paulo, Ricardo Oliveira iniciou sua carreira na Portuguesa e se destacou no Santos, o que o levou ao futebol europeu. Atuou por clubes como diversos clubes da Espanha e também no além Milan, na Itália. Além de longa passagem pelos Emirados Árabes, jogando pelo Al Jazira e pelo Al Wasl. De volta ao Brasil a partir de 2015, onde teve seu maior destaque pelo Santos. Ele encerrou sua carreira profissional em 2023, com passagem pelo Brasília, clube que agora tenta ajudar fora das quatro linhas.
O Brasília FC, campeão candango oito vezes, foi rebaixado na última participação na elite em 2023. Em 2025, o clube volta a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Candango, após ficar de fora da competição em 2024. A estreia na Segundinha está marcada para o dia 30 de agosto, um sábado, contra o Greval (Grêmio Valparaíso). O local e o horário ainda serão definidos pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).
Além de Brasília e Greval, outras seis equipes disputarão as duas vagas para a elite do futebol local: ARUC, Candango, Cruzeiro, Luziânia, Planaltina e Riacho City.
O retorno do Colorado acontece em um momento simbólico: o clube completa 50 anos de fundação em 2025 e busca reconstruir sua história com um novo projeto, tendo um nome de peso como Ricardo Oliveira na liderança.
*Estagiário sob supervisão da redação.