A 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025 começa nesta quarta-feira, 16 de julho, com o confronto entre Palmeiras e Mirassol, no Allianz Parque. Por conta de compromissos pela Copa Sul-Americana, três partidas foram adiadas e ainda não têm nova data definida: Atlético-MG x Sport, Bahia x Internacional e Juventude x Vasco. Além desses, o jogo entre Grêmio e Fortaleza também foi adiado e já tem nova data marcada para terça-feira, 29 de julho, na Arena do Grêmio.
Um dos grandes destaques da rodada é o duelo entre Santos e Flamengo, que marca o retorno de Neymar após a suspensão. A última vez que o craque entrou em campo pelo Brasileirão foi na derrota para o Botafogo, quando acabou expulso. O Santos, que ocupa a 16ª posição, espera contar com o apoio da torcida na Vila Belmiro para tentar surpreender o líder da competição. O Flamengo, por sua vez, lidera com 27 pontos e vem de uma vitória excelente por 2 a 0 sobre o São Paulo.
A rodada começa às 19h com o Palmeiras enfrentando o Mirassol. O Verdão, atualmente na quinta colocação com jogos a menos, volta a campo após a pausa do Mundial de Clubes. A equipe pode contar com a estreia do paraguaio Ramón Sosa e se despediu oficialmente da jóia Estêvão, vendido ao Chelsea. O Mirassol faz uma campanha que surpreende, ocupando o 10º lugar sob comando do técnico Rafael Guanaes.
Às 19h30, o Ceará recebe o Corinthians no Castelão. O time cearense ocupa a nona posição e chega animado após vencer o clássico contra o Fortaleza por 1 a 0. Já o Corinthians vive um momento conturbado, tanto dentro quanto fora de campo. A equipe vem de derrota para o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em casa, e o técnico Dorival Júnior tenta driblar e encontrar soluções em meio às dificuldades.
Às 20h, o Santos encara o Flamengo na Vila Belmiro. Como mencionado, Neymar retorna após cumprir suspensão, e o clube precisa reagir na tabela. Já o Flamengo busca manter a liderança com um futebol consistente e conta com jogadores em ótima fase, apesar dos problemas internos envolvendo o atacante Pedro, que mais uma vez não foi relacionado por opção técnica.
Mais tarde, às 21h30, o Botafogo recebe o Vitória no Nilton Santos. O Glorioso, sexto colocado com 21 pontos e um jogo a menos, vem empolgado após vencer o Vasco por 2 a 0 na estreia do técnico Davide Ancelotti. O Vitória, por outro lado, atravessa um momento delicado: é o 18º colocado e perdeu para o Internacional por 1 a 0 na estreia do técnico Fábio Carille.
No mesmo horário, o Red Bull Bragantino enfrenta o São Paulo em Bragança Paulista. O time da casa vive excelente fase sob o comando de Fernando Seabra e vem de vitória sobre o Corinthians. Já o São Paulo vive um período complicado, com derrota para o Flamengo na reestreia de Hernan Crespo e a perda de sua promessa Ryan Francisco, por lesão no ligamento cruzado do joelho, com retorno previsto apenas para o ano de 2026. Além disso, o Tricolor paulista nunca venceu o Bragantino fora de casa.
Fechando a rodada, na quinta-feira, 17 de julho, o Fluminense recebe o Cruzeiro no Maracanã às 19h30. Este será o primeiro jogo do Tricolor das Laranjeiras após a boa campanha no Mundial de Clubes, onde foi eliminado na semifinal. O time de Renato Gaúcho está na sétima posição e vive movimentações no elenco: está próximo de vender Jhon Arias ao Wolverhampton, da Inglaterra, e anunciou o retorno de Jhon Kennedy, que estava emprestado ao Pachuca, do México. Já o Cruzeiro é o vice-líder do campeonato e vem de uma goleada sobre o Grêmio por 4×1. Comandado por Léo Jardim, o time mineiro é uma das melhores equipes da competição e disputa ponto a ponto a liderança com o Flamengo.
O último jogo da rodada será disputado apenas no dia 29 de julho, quando o Grêmio enfrentará o Fortaleza, em partida adiada por causa da participação do tricolor gaúcho na Copa Sul-Americana.
*Estagiário sob supervisão da redação.