A taxa de desemprego no Distrito Federal (DF) registrou queda de quase 4% em um ano, segundo a nova Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta terça-feira, 28, pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan-DF), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Este foi o terceiro mês consecutivo que o índice apresenta queda na capital. Em março, a taxa de desemprego era de 17%.
Segundo o levantamento, entre maio de 2021 e de 2022, o índice que mede o nível de desemprego na capital caiu de 19,4% para 15,8%. De acordo com a Codeplan, isso ocorreu devido ao aumento na quantidade de postos de trabalho. No período, a Companhia informou que foram criados 64 mil empregos.
A PED mostra que, até maio deste ano, 260 mil pessoas estavam desempregadas no DF. Na comparação de maio com o mês anterior, a taxa de desemprego se manteve estável, com queda de 0,1%. Segundo a pesquisa, o único setor que mostrou aumento efetivo no número de ocupações neste período foi o de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado. Neste setor, houve aumento de 1,1% nas contratações.
A pesquisa mostra que a taxa de desemprego na região do Plano Piloto é de 13,4%. Já na região de Ceilândia, o índice é de 19,5%.
De acordo com a Codeplan-DF, o aumento na ocupação ocorreu por causa do crescimento no setor de serviços, na indústria e no comércio. Os dados também indicam que, nos 12 meses anteriores a maio, houve crescimento de 8,5% no número de empregadores, donos de negócios familiares, trabalhadores familiares sem remuneração e profissionais liberais. A pesquisa ainda registrou aumento de 4,2% na quantidade de inativos.