Roubos a pedestres caem 9,1% no primeiro semestre no DF

21 de julho de 2025 – 17:20
Por: *Francisco Júnior

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Foto: André Feitosa/SSP-DF

O número de roubos a pedestres no Distrito Federal caiu 9,1% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 5.518 casos registrados, contra 6.022 em 2024, uma redução de 504 ocorrências. Esse dado faz parte de um levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), que atribui a queda às ações integradas entre as forças de segurança, ao uso de tecnologia e ao planejamento estratégico com base em dados e evidências.

Nos últimos dez anos, o DF teve uma queda de 72% nesse tipo de crime, o que mostra uma tendência de melhora contínua. Em 2024, por exemplo, o DF registrou o menor número de roubos a pedestres em uma década, com queda de 16,6% em relação a 2023.

As regiões administrativas mais populosas também contribuíram para esse resultado positivo. O Plano Piloto teve redução de 31,8%; Taguatinga, de 28,2%; Samambaia, de 13,7%; Planaltina, de 12%; e Ceilândia, de 6,7%. Outras regiões também mostraram quedas expressivas, como São Sebastião (-30,9%), Gama (-24%), Paranoá (-21,6%), Estrutural (-19,4%) e Recanto das Emas (-18,5%).

Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o governo tem investido não só em tecnologia e análise de dados, mas também em escutar a população. Para isso, foi lançada a Pesquisa Distrital de Segurança Pública, que vai percorrer todas as regiões administrativas para entender melhor a percepção das pessoas sobre a segurança e ajustar as ações de acordo com a realidade local.

Grande parte dos roubos a pedestres envolve o roubo de celulares, cerca de 75% dos casos. Diante disso, a Polícia Civil do DF tem intensificado o combate ao mercado ilegal de aparelhos, recuperando celulares roubados e devolvendo-os às vítimas. Desde 2021, mais de 13,9 mil aparelhos foram recuperados, e 10.113 já foram devolvidos. Somente no primeiro semestre de 2025, 1.344 vítimas tiveram seus celulares restituídos.

O delegado-geral adjunto da PCDF, Saulo Lopes, reforça que o combate à receptação de celulares é fundamental para enfraquecer essa cadeia criminosa. Ele também alerta para que a população não compre aparelhos sem procedência. Para ajudar nesse processo, a PCDF disponibilizou em seu site uma ferramenta que permite consultar o número IMEI do celular e verificar se há registro de roubo ou furto.

A Polícia Militar também tem papel importante na prevenção, com patrulhamento ostensivo e ações baseadas em inteligência, a PMDF conta com o apoio da população para identificar áreas mais vulneráveis, como locais mal iluminados ou com vegetação alta, e reforçar o policiamento nesses pontos. O registro de boletins de ocorrência é fundamental para direcionar as estratégias e aplicar os recursos de forma mais eficiente, segundo o porta-voz da PMDF, Raphael Broocke.

Além dos roubos a pedestres, outros tipos de crime também apresentaram queda no primeiro semestre deste ano. Os roubos em coletivos diminuíram 63%, os roubos de veículos caíram 14,6% e os roubos em comércios, 20,3%. Por outro lado, os roubos em residências aumentaram 3,8% no período.

Esses resultados refletem um esforço conjunto das forças de segurança e das políticas públicas baseadas em dados e escuta ativa da população, que continuam sendo fundamentais para tornar o DF cada vez mais seguro.

*Estagiário sob supervisão da redação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO