O que se presumia ou desconfiava, pela aparência e modo de vida, a respeito da região central de Brasília, agora se pode ter a certeza: o Planto Piloto, Sudoeste e Octogonal reúnem uma população com maior escolaridade, melhores salários e mais acesso a equipamentos e serviços.
Essas informações estão na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD), nas cidades do Distrito Federal, feitas pela Codeplan (Companhia de Planejamento do DF).
Além dessas três regiões, a pesquisa por Unidade de Planejamento Territorial (UPT) também engloba o Cruzeiro e Candangolândia.
A primeira apresentação dos dados, ocorrida no último dia 18 de maio, com a população da UPT Central Adjacente 1, que compreende o Lago Norte, Lago Sul, Park Way e Varjão.
Nesta quarta-feira (25), foram os moradores do Plano Piloto, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e Candangolândia que tiveram seu perfil e caraterísticas revelados pelo estudo, como média de idade da população, etnia, escolaridade se possui ou não alguma deficiência, estado civil.
Bicicleta apenas como diversão
Apesar da pouca distância do centro da capital federal, os moradores do Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro e Candangolândia vão na contramão mundial e utilizam cada vez menos a bicicleta como meio de transporte. Essa população prefere ir e voltar de carro do trabalhado ou da escola.
Curiosamente, esta localidade é a que mais utiliza o meio de transporte entre as demais, mas não chega nem a 1% dos entrevistados, diz o estudo da Codeplan.