Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), divulgada pela Codeplan e pelo Diesse na noite de terça (26), a taxa de desemprego na capital federal caiu de 18,7% para 15,6% entre junho de 2021 e deste ano.
No mesmo período, a taxa de participação e proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas, reduziu, ao passar de 65,0% para 64,2%.
Essa queda se deve à criação de vagas de emprego, o que foi possível com a diminuição dos números da pandemia da covid-19. Áreas como o setor de serviços, comércio, construção e indústria foram as que mais cresceram e, consequentemente, mais ofertaram oportunidades.
Em maio, a Codeplan já havia anunciado que pelo segundo mês seguido, o DF registrou uma queda no desemprego quando comparado a mesma data em 2021. Na época, o setor que mais abriu postos de trabalho foi o da administração pública.
A comparação entre maio e junho deste ano mostra que o setor de comédio e reparação foi o que mais cresceu, com um aumento estimado de 11 mil pessoas a mais empregadas. No mesmo período, o setor de serviços teve uma queda, de 1,002 mi para 989 mil, uma baixa de 13 mil.
Apesar de melhora nos índices, o desemprego no Distrito Federal ainda atinge cerca de 257 mil trabalhadores, o que corresponde a 15,6%.