O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu nesta quarta-feira, 4, com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Luís Carlos Gomes Mattos. O encontro entra na agenda firmada pelo senador na tentativa de moderar a crise entre os Poderes.
Após o encontro, Pacheco afirmou em suas redes sociais que o encontro foi além das pautas de interesse entre o STM no Senado, indo também em favor do “diálogo entre todas as instituições para o fortalecimento da democracia e a preservação do Estado de Direito, condições fundamentais para o desenvolvimento social e econômico”.]
Ele também emendou falando que o alinhamento é “necessário para o processo de pacificação social”. O encontro com o general Mattos aconteceu um dia após a reunião entre Pacheco e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. Na conversa ambos conversaram sobre a manutenção do diálogo harmônico entre os Poderes.
Briga entre Poderes
As reuniões ocorrem após a inflamação na crise entre o governo de Jair Bolsonaro (PL) e o poder Judiciário, impulsionada na semana passada pelo perdão concedido pelo presidente à pena de prisão do deputado federal, Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi condenado após ataques às instituições e ameaças a ministros do STF.
O general Gomes Mattos (STM) também esteve envolvido em polêmicas, após comentar o caso das 10 mil horas de gravações de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) que foram divulgadas, apontando a prática de tortura durante o período da ditadura militar (1964-1985). Segundo Mattos, as gravações foram “tendenciosas” e foram divulgadas na “tentativa da imprensa de atingir as Forças Armadas”.