Com a chegada do período chuvoso e a previsão de ventos de até 60 km/h e aumento na incidência de raios no Distrito Federal, a Neoenergia apresentou, nesta terça-feira (14), seu plano de contingência para enfrentar as ocorrências típicas da estação. A estratégia inclui o reforço na operação de rua, aumento de equipes técnicas e ampliação dos canais de atendimento à população.
Segundo a empresa, o número de profissionais nas ruas e no Centro de Operações Integradas (COI), que monitora o sistema elétrico 24 horas por dia poderá ser triplicado em caso de necessidade. Engenheiros, técnicos, eletricistas e equipes de comunicação estarão de plantão integralmente durante todo o período crítico, garantindo agilidade na resposta a eventuais problemas no fornecimento.
Os canais de atendimento da distribuidora também estão preparados para operar com capacidade dobrada, incluindo o telefone 116, o WhatsApp (61 3465-9318), o aplicativo da Neoenergia e a Agência Virtual.
“Nosso compromisso é garantir que a população do Distrito Federal tenha um fornecimento de energia seguro e confiável, mesmo diante dos desafios do período chuvoso”, afirmou Carlos Henrique de Moraes Silva, diretor-superintendente técnico da Neoenergia Brasília. Segundo ele, além do reforço de pessoal, a empresa vem investindo em tecnologia e infraestrutura para aumentar a eficiência da rede elétrica.
O plano também conta com apoio do Governo do Distrito Federal. O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, destacou a importância da parceria com a distribuidora. “Sabemos que estamos entrando em um período desafiador por conta das chuvas, o qual requer alinhamento com os administradores e uma atuação ainda mais próxima das regiões administrativas para respostas mais rápidas e efetivas. Para isso, contamos com o suporte da Neoenergia”, disse.
A Neoenergia Brasília anunciou ainda que pretende investir mais R$ 1,4 bilhão até 2029 na expansão, modernização e aumento da resiliência da rede elétrica no DF.
Além da preparação para emergências, a empresa tem atuado com medidas preventivas desde o início do ano. Já foram inspecionados mais de 9 mil quilômetros de rede, realizadas mais de 12 mil manutenções preventivas e feitas cerca de 30 mil podas de árvores em áreas estratégicas, uma das principais causas de queda de energia em dias de tempestade.
A mobilização da Neoenergia também é nacional. O plano de contingência prevê apoio entre as cinco distribuidoras do grupo, com possibilidade de envio de equipes, veículos e equipamentos para as áreas mais afetadas por eventos climáticos extremos.
*Estagiário sob supervisão da redação.
*VIA GDF