Mulheres que tenham o interesse em colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU), podem realizar esse serviço gratuitamente neste sábado (14). Das 9h as 16h, a Praça central do Paranoá estará com profissionais de saúde realizando o procedimento.
O evento faz parte do projeto “Sistema Fecomércio Perto de Você”, realizado pelo Serviço Social do Comercio (SESC-DF). O projeto está em sua sétima edição e já passou por outras regiões do DF, dentre elas, Santa Maria, Guará e Itapoã. O Sesc reforça que o foco são as regiões com maior vulnerabilidade social.
Para colocar o DIU, é necessário realizar de uma série de exames para ver se a mulher está com a saúde apta para colocar o dispositivo. Dentre esses exames está uma ecografia transvaginal – que é um ultrassom para ver a posição do útero.
A coordenadora de assistência social do Sesc, Adriana Costa, explica melhor como será o processo de colocação do DIU. “Nós disponibilizamos uma unidade móvel do Sesc onde vão acontecer as consultas médicas e a inserção do DIU para aquelas mulheres que estejam elegíveis para receber esse atendimento”, comenta Adriana.
Ela também reforça que as mulheres dentro dos critérios necessários para colocar o DIU “tem que ser mulheres em idade fértil, em período menstrual ou no 10º dia ao contar o primeiro dia da menstruação, [que tenha realizado] exame ginecológico recente – que seria o Papanicolau com até um ano.
Segundo a coordenadora de assistência social, “o ultrassom ele não é critério de exclusão, mas o médico pode sim solicitar esse exame”. Caso o médico solicite o ultrassom, a interessada pode, após realizar o exame, se dirigir ao Sesc para finalmente colocar o DIU.
As interessadas em colocar e que são menores de 18 anos, precisam de uma autorização por escrito dos responsáveis e precisam estar acompanhadas deles para realizar o procedimento.
O DIU é um método contraceptivo que tem 5 anos de validade. Ele também é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento
Além do DIU, o projeto também realizará outras consultas básicas de saúde, como vacinação contra a Covid-19, atendimentos odontológicos e orientações sobre a saúde
A equipe de saúde do SESC estará no dia para tirar dúvidas e dar as orientações necessárias para os atendimentos.
Além da área da saúde, também serão ofertados serviços de assistência social e jurídica, relacionamento com o cliente e educação
Fora isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estará na ação com serviços de massagem, corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas e maquiagem.
Para mães que tem interesse em ir e não tem com quem deixar os filhos, o lugar também terá recreação para as crianças.