O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer um novo tipo de apoio financeiro para estudantes com deficiência que fazem intercâmbio acadêmico fora do país. A medida, oficializada pela Portaria nº 233/2025, garante um auxílio adicional para cobrir os custos com acompanhante ou atendente pessoal durante o período da bolsa no exterior.
O benefício será concedido por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e inclui quatro tipos de apoio: mensalidade para manutenção, ajuda com passagens aéreas, valor para despesas iniciais de moradia e seguro-saúde.
Os valores variam conforme o país de destino, para solicitar o auxílio, o bolsista precisa justificar a necessidade de acompanhamento e apresentar laudo médico ou biopsicossocial. O pagamento será feito durante todo o tempo da bolsa, desde que dentro do prazo previsto no edital. Atualmente, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 92 mil estudantes com deficiência estão matriculados no ensino superior brasileiro.
A criação do novo auxílio reforça o compromisso com a inclusão e amplia o acesso de estudantes com deficiência a oportunidades de estudo e pesquisa no exterior, fortalecendo a diversidade e a equidade no ensino superior.
*Estagiário sob supervisão da redação.
*Via agência GOV.