Foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta terça-feira (10/05), o projeto de lei de autoria da deputada distrital Jaqueline Silva, que obriga ações de incentivo à adoção de animais, em escolas públicas e privadas no Distrito Federal.
A lei nº 7.125 orienta a realização de campanhas em instituições de ensino para conscientizar as pessoas sobre a relevância desse tipo de ação, podendo, também, ser realizadas através de convênios ou parcerias com instituições privadas e entidades ligadas às causas de proteção animal.
Priscila da Mata é diretora pedagógica da escola rural Cepma, no Gama, onde unem o aprendizado ao convívio com animais, e ressaltou a importância dessa lei porque facilita a adoção onde já há um incentivo: “A gente vê os pais vindo aqui e falando que, agora com a convivência, o filho quer ter um cachorro, um gato, um hamster…”. Júnior Soares é pai do Davi, aluno do Cepma, e compartilhou o relato de que adotaram um cachorro após a convivência que o filho passou a ter com animais. “A escola está estimulando as crianças a ter um contato diretamente com a natureza”, destacou o pai.
A autora da lei, deputada Jaqueline Silva, comemorou a publicação justificando que o ambiente escolar é “o melhor lugar para envolver a criança e o jovem nas necessidades sociais e, por isso, é importante que a necessidade de acolhimento animal seja inserida no ensino estudantil”.