Brasília pode bater mínima de 6ºC na próxima quinta-feira, 19, segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No resto da semana a mínima varia entre 16ºC e 10ºC.
A frente fria vinda do Sul vai despencar os termômetros na capital federal e pode afetar a temperatura até a próxima semana, causada pelo ar frio polar que será impulsionado por um forte ciclone extratropical que vai se deslocando entre terça e quarta-feira pela costa da região sul.
Frio
Hoje, 16, e amanhã, 17, o sol ainda vai estar presente e o dia segue com mínima de 15ºC e máxima de 27ºC. A umidade relativa do ar estar entre 90% e 40%. Já na quarta-feira, 18, começa as mudança: a mínima será de 10ºC, com máxima de 22ºC e umidade relativa do ar entre 90% e 50%.
Na quinta e sexta-feira o ar frio chega com tudo na Capital, e o DF pode registrar mínima de 6ºC e máxima de 21ºC. A frente fria que atingirá o país é intensa, mas não será alarmante, garante Inmet.
La Niña mais intensa
A La Niña vem marcando o inicio do ano, sua principal característica é o esfriamento das águas do Oceano Pacífico, que provoca invernos rigorosos e secas severas. No Brasil, em anos de La Niña, são comuns mais chuvas na região sul e menos nas regiões norte e nordeste.
De acordo com a análise do serviço de meteorologia MetSul, o atual comportamento do La Niña “foge” ao que costuma ser observado. A La Niña, que normalmente não age nessa época do ano voltou a ganhar força no outono e o Pacífico está mais frio na região equatorial do que o previsto.