Governo do DF coloca a Arena BRB Mané Garrincha à disposição da Conmebol e da CBF após estado de emergência em Lima, no Peru
O governador Ibaneis Rocha colocou Brasília à disposição da Conmebol e da CBF para sediar a final da Libertadores 2025, marcada para o dia 29 de novembro. A proposta surgiu depois que o governo do Peru decretou estado de emergência em Lima, cidade originalmente escolhida para receber a decisão, por causa do aumento da violência e da instabilidade política.
Atualmente, a Libertadores está na fase semifinal, com os confrontos entre Flamengo e Racing (Argentina) e LDU (Equador) e Palmeiras. Os vencedores decidem o título em jogo único. Em ofícios enviados aos presidentes da Conmebol, Alejandro Domínguez, e da CBF, Samir Xaud, Ibaneis destacou que a Arena BRB Mané Garrincha tem toda a estrutura necessária para sediar o evento.
“O Mané Garrincha é o segundo maior estádio do Brasil, com capacidade para 72.851 torcedores. Está pronto para receber uma partida dessa importância”, afirmou o governador.
Ibaneis reforçou ainda que Brasília tem segurança, logística e infraestrutura completas para um evento internacional, com rede hoteleira ampla, transporte público eficiente e fácil acesso a shoppings, restaurantes, parques e pontos turísticos. “Brasília já mostrou sua capacidade ao sediar eventos como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, a Copa América e a Supercopa do Brasil. Estamos prontos para mais um desafio”, disse.
O torcedor Samuel Vidal, flamenguista fanático e morador de Águas Claras, disse que aguarda com ansiedade a possibilidade de a final ser transferida para Brasília. Para ele, seria uma oportunidade única de acompanhar de perto a decisão do torneio mais importante do continente. “Não existe lugar melhor do que o Mané Garrincha para uma possível final brasileira entre Palmeiras e Flamengo, já que precisa ser em campo neutro e Brasília tem estrutura e capacidade para receber essa partida”, afirmou.
O governador lembrou que o Distrito Federal tem experiência em receber grandes competições esportivas e shows internacionais. Só em 2025, entre janeiro e setembro, mais de 80 mil turistas estrangeiros visitaram Brasília, um aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nos últimos anos, Brasília tem sido palco frequente da Seleção Brasileira. A cidade recebeu dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo e registrou o maior público da competição no país: 70.027 pessoas no duelo contra a Colômbia, recorde histórico da Arena BRB Mané Garrincha.
Desde sua reconstrução, o estádio recebeu 11 partidas da Seleção masculina, além de jogos das Olimpíadas, Copa das Confederações, Copa do Mundo e amistosos. O local também tem recebido a Seleção feminina, que voltará a jogar ali durante a Copa do Mundo Feminina de 2027, da qual Brasília será uma das sedes.
A capital federal vem consolidando sua imagem como palco dos maiores eventos esportivos e culturais do país. Nos últimos dois anos, Brasília sediou o Rally dos Sertões, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o Mundial de Beach Tennis, o Grand Prix Internacional de Boxe e o Brasília Champions, com grandes nomes do tênis.
Fora do esporte, a cidade também recebeu a Abav Expo, uma das maiores feiras de turismo do Brasil, o Capital Moto Week, e shows de artistas internacionais como Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e Paul McCartney.
“Brasília é a capital dos grandes eventos e está pronta para receber mais um. A final da Libertadores seria a cereja do bolo nessa trajetória de sucesso”, concluiu Ibaneis Rocha.
*VIA GDF
*Estagiário sob supervisão da redação.







