Esplanada dos Ministérios terá alterações no trânsito e segurança reforçada para o 7 de Setembro

Compartilhe:

Foto: Divulgação/SSP-DF

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) finalizou o planejamento de segurança para o desfile de 7 de Setembro, em Brasília. O chamado Protocolo de Operações Integradas (POI) foi elaborado em conjunto com órgãos federais e locais, com base em informações de inteligência, e prevê ações coordenadas para garantir a ordem pública e a segurança de autoridades, público e servidores durante a celebração.

O esquema inclui reforço no policiamento em toda a área central, atuação de tropas especializadas e alterações no trânsito a partir das 17h de sábado, dia 6 de setembro. Haverá controle de acesso à Esplanada dos Ministérios, com linhas de revista nos pontos de entrada e estruturas separadas para autoridades e público em geral. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos estarão cercados por gradis. A 5ª Delegacia de Polícia receberá reforço para atendimento de ocorrências, e haverá equipes de emergência e combate a incêndios atuando no local.

Para coordenar as ações, será montada a estrutura da chamada Cidade Policial ao lado do Museu da República. O espaço servirá como base para o comando das forças de segurança e contará com delegacia móvel da Polícia Civil, onde será possível registrar ocorrências e bloquear celulares roubados, além de receber apoio de unidades especializadas como a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I) e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM I).

O Corpo de Bombeiros do DF também estará presente com equipes treinadas em atendimento pré-hospitalar e uso da Plataforma de Observação Elevada (POE), equipada com câmeras de alta resolução, inclusive térmica, para monitoramento do público. Viaturas de pronto emprego estarão posicionadas em diferentes pontos e atuarão em parceria com o SAMU para atendimento rápido em casos de mal-estar ou situações emergenciais.

Em caso de sol forte, os bombeiros recomendam o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus, além de muita hidratação. A população poderá acionar os bombeiros a qualquer momento pelo número 193.

A área será monitorada em tempo real por câmeras e drones, com imagens sendo enviadas diretamente ao Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), que terá representantes de diferentes órgãos prontos para tomar decisões rápidas.

As alterações no trânsito começam às 17h de sábado, com bloqueios na S1 na altura da Catedral, desviando veículos para a L2 Sul, e na N1, entre o 1º Grupamento de Bombeiros e a L2 Norte. A partir das 23h, a interdição na S1 será ampliada até a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. No domingo (7), às 4h da manhã, o trecho entre o 1º Grupamento e a Ponte JK será reservado para veículos blindados do desfile. A S2 ficará fechada do STF até a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Para quem vai de carro, os estacionamentos dos ministérios e dos setores Bancário, Comercial e de Autarquias estarão disponíveis. Táxis e carros de aplicativo terão ponto exclusivo atrás do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ônibus de participantes do desfile terão local reservado na Praça da Cidadania, ao lado do Teatro Nacional. O Eixão do Lazer funcionará normalmente.

A entrada na Esplanada será controlada. Estarão proibidos objetos que possam representar risco, como garrafas de vidro, latas, mastros de bandeiras, sprays, armas (inclusive réplicas), fogos de artifício, drones não autorizados, capacetes, mochilas grandes, churrasqueiras, barracas e qualquer objeto perfurocortante. Haverá revistas nos acessos, com possibilidade de abordagem dentro do público, caso necessário.

Equipes especializadas da Polícia Militar e da Polícia Civil, como a Cavalaria, Bope, BPCães, DOE e DOA, estarão prontas para agir. O comandante da operação, coronel Juliano Farias, destacou que serão realizadas abordagens com foco na retirada de itens perigosos, como facas e canivetes. Já o subsecretário de Operações Integradas, Carlos Eduardo Melo, alertou que capacetes de motocicleta também estão proibidos e recomenda que motociclistas levem correntes para deixar o item preso ao veículo.

O público deve ficar atento à lista completa de itens proibidos e às orientações das autoridades. O objetivo é garantir que a comemoração da Independência aconteça com tranquilidade e segurança para todos.

*Estagiário sob supervisão da redação.

TAGS: #7 de setembro #alterações no transito #desfile #df #Esplanada dos ministérios #Segurança #segurança reforçada

Compartilhe:

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS