Empoderadas no Tatame: defesa pessoal e prevenção para mulheres

15 de agosto de 2025 – 14:45
Por: *Francisco Júnior

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus

Mulheres do Distrito Federal estão participando de um projeto que une defesa pessoal, prevenção e fortalecimento emocional para enfrentar a violência de gênero. Mais de 600 atendidas pelo programa Direito Delas, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), vão integrar o Empoderadas no Tatame, iniciativa de seis meses com treinos de segurança preventiva, oficinas e apoio jurídico e psicossocial.

As aulas, duas vezes por semana, ensinam como identificar situações de risco, reagir a ataques e romper ciclos de violência. Além da defesa pessoal, há oficinas de maquiagem e design de sobrancelhas, ajudando também na autonomia financeira.

Idealizado por Érica Paes, ex-lutadora de MMA e especialista em segurança feminina, o projeto foca na prevenção. “Nosso objetivo é dar ferramentas para que as mulheres reconheçam sinais de perigo e saibam agir antes que algo aconteça”, explica.

Os números mostram a urgência da ação: em 2024, o Ligue 180 registrou mais de 23 mil atendimentos a vítimas de violência no DF, 37% a mais que no ano anterior. A maioria são mulheres negras ou pardas, entre 40 e 44 anos, e a violência ocorre principalmente dentro de casa.

Para muitas alunas, a experiência é transformadora. “O que aprendi hoje vou levar para a vida e repassar para outras mulheres”, disse Elusimar Madeira, 50 anos, do Recanto das Emas.

O curso é aberto para mulheres a partir de 12 anos, sem limite de vagas, com prioridade para atendidas pelo Direito Delas. Basta procurar um dos 11 núcleos do programa espalhados pelo DF.

Desde sua criação, em novembro de 2023, o Direito Delas já registrou 9.586 atendimentos psicossociais individualizados e alcançou mais de 4,8 mil mulheres em rodas de conversa e palestras. O programa atua em 11 núcleos regionais no DF: Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Estrutural e Gama, oferecendo acolhimento a mulheres, familiares, crianças vítimas de violência sexual e idosos em situação de vulnerabilidade.

*Estagiário sob supervisão da redação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO