A Defensoria Pública do DF (DPDF) tem promovido, desde maio de 2023, o Dia da Mulher, uma ação mensal voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade. Na 25ª edição, realizada recentemente, foram feitos 2.008 atendimentos gratuitos em áreas como direito, saúde, assistência social, cidadania e bem-estar. Desde o início do projeto, já são mais de 44 mil atendimentos realizados.
O objetivo da ação é garantir acolhimento, dignidade e transformação social, reunindo diversos serviços em um só lugar, o que facilita muito o acesso de quem mais precisa.
Para o defensor público geral, Celestino Chupel, a iniciativa já se firmou como uma política pública permanente. “A cada edição, o projeto mostra que a Defensoria está mais próxima da população. É uma forma de cuidar, ouvir e transformar vidas”, afirmou.
A moradora do Paranoá, Valdirene Almeida, de 68 anos, participou da última edição e elogiou a experiência. Ela recebeu orientação jurídica, passou pela psicóloga, aferiu a pressão, ganhou voucher para exames e ainda cortou o cabelo. “É muito bom ter um evento voltado pra gente. Às vezes, não temos acesso fácil a esses serviços. Aqui a gente resolve muita coisa de uma vez só. Estão todos de parabéns”, disse.
*Estagiário sob supervisão da redação.