Ceilândia, Jardim Botânico e Samambaia estão recebendo 1.710 novas luminárias de LED como parte do programa de modernização da iluminação pública do Distrito Federal. A troca busca melhorar a eficiência energética, reduzir custos e aumentar a segurança nas áreas atendidas.
Em Ceilândia, estão sendo instaladas 776 luminárias na região do P Norte. No Jardim Botânico, são 335 unidades. Já em Samambaia, as novas luzes estão sendo colocadas nas quadras QR 401 a 417, somando 599 luminárias de diferentes potências.
Segundo o presidente da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), Edison Garcia, a modernização é um investimento direto na qualidade de vida da população e reforça o compromisso com uma gestão mais eficiente. O diretor de Modernização, Mauro Landim, destacou que as lâmpadas de LED consomem menos energia, duram mais e exigem menos manutenção.
As obras seguem um cronograma técnico, e outras regiões do DF também serão contempladas nos próximos meses. A previsão é de que a modernização de todo o parque de iluminação pública seja concluída até dezembro de 2025.
*Estagiário sob supervisão da redação.
*VIA GDF