Na última noite (29/06), a deputada distrital Jaqueline Silva (Agir) lotou o auditório da Câmara Legislativa com mães, pais, gestores e funcionários de escolas privadas para debater a ampliação do programa Cartão Creche.
Após todo o trabalho de fiscalização e articulação da parlamentar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o governador Ibaneis, alcançando a criação da lei nº 7.064, que garante a execução do benefício, autoridades das secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Saúde e sindicatos de escolas particulares, se reuniram em audiência pública para ouvir as necessidades no aumento do número de crianças atendidas.
Atualmente, mais de 5 mil crianças de 0 a 3 anos, saíram da fila de espera por vagas em creches públicas e foram matriculadas em instituições privadas habilitadas para participar do programa. A principal reivindicação da noite foi a agilidade, por parte da Secretaria de Educação, na habilitação das escolas que se inscrevem no programa e a destinação de crianças para preenchimento de todas as vagas disponibilizadas, reduzindo a atual fila de espera.
Em sua fala, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, garantiu, em nome do governo, que o orçamento necessário para atender a todas as crianças já está garantido. O secretário executivo da Secretaria de Educação, Isaias Aparecido, assegurou que a regulamentação da lei, em construção, será feita com a participação efetiva dos pais e gestores de escolas.
Jaqueline Silva relembrou o início da caminhada e todas as etapas avançadas na luta pela concretização do programa. A distrital ressaltou a importância da iniciativa: “Essa é uma lei que você, sem dúvida nenhuma, proporciona às crianças a perspectiva de um futuro melhor. Além da gente promover a dignidade social, também tem auxiliado a geração de empregos”, e completou estimando metas maiores para o programa: “Nós temos 12 mil crianças esperando por vagas em creches. A gente não pode permitir isso e nós temos, sim, condições de zerar essa fila. E esse é o nosso desafio!”.
Gláucia Cardoso, proprietária da Creche Arco-íris, afirmou ter conseguido abrir sua creche, graças ao Cartão: “Esse programa veio para beneficiar a nossa vida. E quando eu pude ver cada criança chegando e poder ofertar as 5 refeições […] é um sonho realizado”. Verônica de Souza, mãe de beneficiário, parabenizou o serviço prestado: “Meu filho fica na Creche Interagindo (Ceilândia), ele é bem atendido e os profissionais estão de parabéns”. Outra mãe de beneficiário, Patrícia Cardoso, também celebrou o programa: “A palavra de hoje é gratidão. Esse cartão creche chegou na hora certa na minha vida e na vida do meu filho. Eu escrevi meu filho pelo 156 e quando me ligaram eu não acreditei que era pra estar em uma creche particular. Só gratidão!”.