Primeira unidade começa por Sol Nascente e Ceilândia com foco na saúde da mulher.
A partir deste mês de outubro, carretas itinerantes com serviços de saúde especializados vão percorrer as regiões administrativas do Distrito Federal. A ação faz parte do programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
A primeira carreta começa a funcionar em Sol Nascente e Ceilândia e terá como foco a saúde da mulher, em referência à campanha Outubro Rosa. Serão oferecidos atendimentos com ginecologistas e exames como forma de reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero. A previsão é que a unidade fique em funcionamento por 30 dias consecutivos.
O atendimento será destinado a pacientes que já estão na fila de regulação da rede pública do DF. A convocação seguirá critérios como gravidade e tempo de espera.
Para o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, a chegada das carretas representa um importante reforço na rede. “Essa parceria com o Ministério da Saúde é fundamental para melhorar o atendimento e reduzir filas. Já avançamos com o rastreamento do câncer de colo do útero, com a rede nacional de dados, e agora damos mais um passo com as carretas de especialistas”, afirmou.
Segundo o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, o objetivo é ampliar o acesso à atenção especializada. “Começamos com a carreta da Saúde da Mulher, oferecendo serviços de prevenção e atendimento ginecológico. A ideia é transformar a espera por consultas em atendimento de qualidade”, explicou.
Outras carretas com especialidades diferentes, como oftalmologia e exames complementares, também estão previstas. O cronograma com as próximas regiões atendidas será divulgado em breve.
*Estagiário sob supervisão da redação.
*VIA GDF.