A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda pessoas com renda mensal de até 5 mil reais. A medida, que ainda precisa passar pelo Senado, pode beneficiar mais de 10 milhões de brasileiros a partir de 2026. Atualmente, quem ganha essa média de valor (R$ 5000 mensal) paga em torno de 375 reais por mês de imposto, o que representa uma economia anual de aproximadamente 4.500 reais para esse grupo de trabalhadores, caso a nova regra entre em vigor.
O texto também prevê redução no valor pago por quem recebe entre 5 mil e 7.350 reais por mês, ampliando o impacto positivo da proposta para cerca de 15 milhões de pessoas no total.
O projeto foi enviado pelo governo ao Congresso em março e recebeu 493 votos favoráveis na Câmara, sem nenhum voto contrário. A expectativa é de que o Senado aprove a proposta ainda este ano, o que permitiria que as mudanças passem a valer já no próximo ano-base do Imposto de Renda, ou seja, em 2026. Desde 2023, o governo já havia isentado do IR trabalhadores com renda de até dois salários mínimos. A proposta atual amplia essa faixa e marca mais um passo na direção de um sistema tributário considerado mais justo por especialistas e parlamentares.
*Estagiário sob supervisão da redação.