Depois de visitar feiras e participar uma lanchaciata, o presidente Bolsonaro declarou, neste domingo (15), que vai conversar com o ministro da economia Paulo Guedes sobre a situação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pedir que seja viabilizada a liberação de mais recursos para que as atividades sejam normalizadas, mesmo que seja necessário cortar gastos de outros ministérios.
“Precisamos de mais recursos, porque custa dinheiro você mandar o pessoal para lá, trabalhar, emitir o respectivo título de propriedade. Isso não pode parar. Eu estou pronto para falar com o Paulo Guedes. Se não tiver recurso, corta de algum ministério” .
A situação foi exposta, na última sexta-feira (13), quando o INCRA informou a suspensão de atividades que envolvem gastos. A autarquia afirmou em nota que estão canceladas viagens, com isso estão suspensas também as entregas de título de propriedades, uma das bandeiras de Jair Bolsonaro que atende expectativas do agronegócio.
O INCRA esclareceu os motivos da paralisação informando que medidas de gestão estão sendo observadas para manter a atuação prioritária como a de supervisão e vistoria.
A nota diz que a suspensão de deslocamento para eventos permite priorizar outras ações obrigatórias como fiscalizações e também a regularização e a concessão de políticas públicas para mais beneficiários dos programas do Incra.
O INCRA garantiu que forças-tarefa e ações nos estados com recursos já liberados, e eventos autorizados não serão prejudicados. Enquanto as execuções de novas ações serão analisadas pela Diretoria de Gestão Operacional.