Bolsonaro atinge 54% de rejeição e Lula tem 33%, aponta Datafolha

27 de maio de 2022 – 12:03
Por: Redação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança da maior rejeição entre eleitores. De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (26), 54% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o segundo pré-candidato mais rejeitado, com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem índice de rejeição de 19%.

Os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil) marcaram 10% de rejeição. Pablo Marçal (Pros), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) têm 9%.

 rejeição a Bolsonaro, que na média está em 54%, sobe para 65% entre moradores do Nordeste e cai para 40% entre evangélicos. Entre empresários, é de 31%; entre moradores do Centro-Oeste é de 43%; e entre quem ganha mais de dez salários mínimos está em 47%.

Conforme o levantamento, Lula, que tem 33% na média, é menos rejeitado entre quem recebe Auxilio Brasil (21%), entre moradores do Nordeste (22%) e entre quem cursou o ensino fundamental (23%).

A rejeição do petista está acima da média entre empresários, com 56%; entre evangélicos, que é de 46%; e entre moradores do Centro-Oeste, com 45%.

A pesquisa

A pesquisa aponta o ex-presidente Lula a frente da corrida eleitoral no primeiro turno. O petista soma 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 27% e Ciro Gomes (PDT), com 7%. Os demais candidatos não ultrapassam 2%.

O instituto entrevistou 2.556 eleitores nos dias 25 e 26 de maio em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO