Arthur do Val tem mandato cassado e perde direitos políticos por 8 anos

18 de maio de 2022 – 8:00
Por: Redação

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) determinou, por unanimidade, a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), conhecido como “Mamãe, falei!”. A medida foi determinada nessa terça-feira (17). Do Val foi julgado por decoro parlamentar, após o vazamento de áudios machistas em que o parlamentar afirma que as mulheres ucranianas, que tentavam fugir da guerra, “são fáceis porque são pobres”.

O ex-parlamentar renunciou o cargo em 20 de abril. Porém, segundo a Lei da Ficha Limpa, com a cassação de seu mandado ele perde seus direitos políticos por 8 anos. A sessão foi marcada por ser mais curta que o habitual.

Este é o único mandato cassado nos últimos 23 anos. O último político cassado pelo legislativo foi o ex-deputado Hanna Garibi (PHS), em 1999, acusado de fazer parte da chamada “Máfia dos Fiscais” na época em que era vereador em São Paulo na época.

O presidente da Alesp, Carlão Pignatari, terminou a sessão pedindo respeito a todas as pessoas e a todas as mulheres. “Nós não podemos aceitar, no maior parlamento da América Latina, nenhum tipo de colocação nesse sentido. […] A partir do momento em que todos nós começarmos a nos respeitar, nós teremos um parlamento melhor”.

Em nota, a assessoria de Arthur do Val afirmou que a decisão do plenário da Alesp deixou claro que houve uma perseguição contra o ex-político. Ela ainda reforçou que o principal motivo não era seu mandato – no qual já renunciou – mas retira-lo da disputa eleitoral de 2022.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO