Anvisa inicia discussão sobre medicamento contra Covid – 19

4 de maio de 2020 – 10:26
Por: Redação

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Fachada da empresa Gilead (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Na busca por um medicamento no tratamento contra a Covid – 19, uma substância entra no radar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do Remdesivir. A Anvisa tem mantido contato com a Gilead, empresa que fabrica a droga no exterior, para acompanhar a evolução dos estudos de tratamento.

Nessa sexta-feira (1º), o Food and Drug Administration (FDA) – espécie de Anvisa nos Estados Unidos – autorizou o uso do remdesivir para tratamento da infecção em pacientes em estado grave.

Uma reunião entre a empresa Gilead e a Anvisa está agendada para os próximos dias para verificar o interesse e a viabilidade do fornecimento do medicamento no Brasil. A Gilead tem vários estudos clínicos em andamento para o Remdesivir, com dados iniciais esperados nas próximas semanas.

De acordo com a Anvisa, não há pedido de registro do Remdesivir no Brasil. Até o momento, também não houve solicitação de anuência em pesquisa clínica com o medicamento, que teve o uso clínico autorizado nos Estados Unidos.

Outras pesquisas, como as pesquisas científicas ou acadêmicas, com outras finalidades requerem somente a aprovação pela instância ética (Comissão Nacional de Ética-Conep e as Comissões de Ética – CEPs Locais).

Até o momento não houve nenhuma solicitação de autorização de uso do medicamento por meio de Programas Assistenciais (Uso Compassivo e Acesso Expandido), segundo a Anvisa.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO