Na manhã da última quarta-feira (29/06), a deputada distrital Jaqueline Silva (Agir) reuniu centenas de agentes culturais no plenário da Câmara Legislativa para debater e homenagear a caminhada dos representantes da arte no Distrito Federal.
Diante das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, acentuadas pela pandemia, artistas de diversas cidades do Distrito Federal tiveram seu espaço de fala, reivindicando direitos para as autoridades presentes e, ao fim do evento, receberam certificados de honra pela atuação na cultura.
Jaqueline Silva convidou autoridades das secretarias de Cultura e Economia Criativa, do Desenvolvimento Econômico, do Turismo e de administrações regionais para ouvir os artistas, que pediram mais programas de incentivo para a área, oportunidades em eventos culturais promovidos pelo governo e reconhecimento com participação mais ativa em ações culturais. A deputada distrital lamentou a limitação no número de projetos de lei apresentados por deputados, junto à Secretaria de Cultura. “Todo projeto é importante. Porque é através dele que a gente alcança vidas e que conseguimos chegar nas pontas. Eu quero aproveitar essa oportunidade para que a gente possa conversar e buscar formas de auxiliar esses artistas que a gente tem”, destacou a parlamentar que foi a idealizadora dos eventos no formato drive-in, em meio ao período de isolamento social, destinou recurso para lives artísticas e é autora de leis que incluem no calendário oficial o Dia da Capoeira e do Capoeirista e o Encontro dos Nordestinos, que fomenta a Literatura Brasiliense, e a que reconhece as atividades de Cantador, Cordelista e Xilogravurista, no DF.
Nas manifestações, Aci Carvalho, diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos agradeceu à deputada por ter acolhido a proposta dos eventos drive-in, destacando que foram gerados mais de três mil empregos durante a pandemia graças à execução da iniciativa. Já o artista Eduardo Moreira ressaltou a importância da união e dos incentivos: “Vivemos um período difícil, em que ajudamos um ao outro. O nosso setor precisa continuar unido e peço que o governo continue acreditando na nossa cidade. Continue acreditando e gerando recursos. É um setor que tem muito a contribuir com a nossa cidade e a gente precisa”.