Um policial civil foi preso nesta quarta-feira (29/11) em Brazlândia, no Distrito Federal, por suspeita de extorquir dinheiro de pessoas com mandados de prisão em aberto. De acordo com as investigações, o agente, em parceria com um policial militar aposentado, constrangiam pessoas a entregar dinheiro em troca de não prendê-las.
A prisão do policial civil – que estava há um ano na instituição – ocorreu na casa dele. Ela foi decretada por unanimidade pela 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do DF. De caráter temporário, ela tem prazo de cinco dias. O militar suspeito de participar do esquema já estava preso por tempo indeterminado, também pelo crime de extorsão.
Além da casa do agente, foram feitas buscas na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículo (DRFV), onde ele trabalha. O local fica no complexo sede da instituição, ao lado do Parque da Cidade.
A Polícia Civil informou que será aberto procedimento disciplinar contra o agente, investigado há cinco meses. Com isso, pode ser expulso da instituição.
Batizada de “Joio”, a ação é feita pela Corregedoria da Polícia Civil, em conjunto com o Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) – do Ministério Público do DF. As investigações seguem em sigilo.
Fonte: G1