Ibaneis Rocha será a grande aposta em 2018, toda a direita e centro flertará com seu dinheiro, pelo PMDB arrastará PTB, PP e PPL, flerta com chances grandes de cooptar PR, PRB e abrirá negociação para tratar com vários pequenos, o mais importante deles PHS e PSL, entre outros, o grande movimento se dará na escolha de uma das vagas para o Senado, vai investir pesado para cooptar o PDT, com chances grande de comprar o apoio partidário indicando Joe Vale ou se não for bem sucedido fechará com menos trabalho e esforço com o PPS de Cristovam Buarque, que já está cumprindo agenda do PMDB e do Temer no Senado.
A candidatura de Centro Direita já foi definida, agora é ver como se comporta a Direita com suas apostas frágeis e inconstantes do PSDB que hora tem candidato hora flerta com Rodrigo Rollemberg. Izalci é sua opção, porém, hoje bem menos real, o DEM do Fraga que ficará isolado depois dessa composição de Centro Direita e o mais novo leproso da política Rogério Rosso com seu PSD sempre a venda.
Para a esquerda não sobra muito, o PT precisa ter candidatura própria na Capital neste cenário ou começa a deixar de ter relevância, o frágil PSol não pode se alinhar ao PT por questões óbvias e o PC do B, que ficará entre a cruz e a espada, ou da publicidade e mantém sua aliança com Rodrigo Rollemberg, que fará uma candidatura de Centro, podendo ter Telma Rufino, Israel Batista (que tem secretaria e vários cargos no governo), o próprio PSDB que ganhou uma pasta só pra si, o PDT que irá desnutrir o Governo caso seja possível sua volta e alguns partidos pequenos e vários outras que irão trair o governo atual para fazer acordo com o candidato mais forte, que não é e não será do atual governador.
Outra opção para o PC do B se alinhar novamente com o PT, sua melhor opção, buscando resgatar um campo de esquerda dialogando com antigos e novos militantes de Brasília, para o PT o melhor é ter candidatura própria, enfrentar a rejeição e debater com a população seus erros, equívocos e apresentar algo novo para a cidade e a sociedade, é quase se reinventar. Alguns preferem se esconder atrás de uma candidatura de outra legenda, como o PDT que no atual cenário dificilmente irá se arriscar! Vai ser interessante provar que o DF tem preço com a candidatura pujante, rica e ambiciosa do endinheirado Ibaneis.
Por Fernando Neto, advogado e ex-secretário do GDF