Golpistas estão se passando pela Central 135 para enganar aposentados e pensionistas com um falso contato sobre a Prova de Vida.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta para que os segurados fiquem atentos a ligações em que criminosos pedem para a pessoa digitar “1” ou “2” com a promessa de confirmar dados ou manter o benefício ativo. Segundo o INSS, trata-se de um golpe.
O órgão reforça que não realiza a Prova de Vida por telefone ou mensagem e nunca solicita dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro.
Atualmente, a Prova de Vida é feita de forma automática, com base no cruzamento de informações de diferentes órgãos do governo federal. Dessa forma, a maioria dos beneficiários não precisa fazer nada para continuar recebendo o pagamento.
Apenas quem não foi identificado nesse cruzamento precisa realizar o procedimento, e a notificação é feita exclusivamente por meio de aviso no extrato bancário. Cerca de 4 milhões de pessoas já foram notificadas e têm até 30 dias para regularizar a situação.
O procedimento pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, com login e possível reconhecimento facial, ou ainda pelo aplicativo e site de alguns bancos.
O INSS orienta a desconfiar de qualquer ligação, mensagem ou e-mail que peça confirmação de dados ou ameace bloquear o benefício.
Em caso de dúvida, o ideal é encerrar a ligação e buscar informações diretamente nos canais oficiais, como a Central 135 ou o aplicativo Meu INSS. O órgão alerta que golpes como esse têm como alvo principal aposentados e pensionistas, e reforça a importância de não compartilhar informações pessoais e de divulgar o alerta para familiares e amigos.
*VIA GOV
*Estagiário sob supervisão da redação.


