GDF usa tecnologia de ponta para desobstruir bocas de lobo e garantir o bom funcionamento de sistema de drenagem

Compartilhe:

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Para evitar alagamentos e garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem durante o período chuvoso, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido em tecnologia de ponta para realizar a limpeza e a manutenção das bocas de lobo.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) utiliza caminhões equipados com sistemas de hidrojateamento e sucção a vácuo, conhecidos como ultra vacall, capazes de desobstruir galerias e remover resíduos acumulados que impedem o escoamento da água das chuvas.

De acordo com Dyennifer Koga, gerente de licitações e contratos do consórcio GNN, responsável pelo serviço terceirizado, o equipamento é um dos mais potentes do país. “O caminhão faz o jateamento da rede, empurrando o resíduo para a boca de lobo, e depois succiona tudo com a bomba de vácuo. É uma tecnologia diferente de tudo que existe no mercado hoje”, explica.

Após a limpeza, o trabalho é complementado com o uso de robôs de inspeção, que percorrem a rede pluvial registrando imagens e vídeos. O equipamento identifica trincas, rachaduras e até ligações clandestinas de esgoto, possibilitando que a Novacap realize os reparos necessários. “O robô faz o mapeamento de forma totalmente automatizada, e um software analisa os dados para que as equipes possam agir com precisão”, acrescenta Dyennifer.

Após a limpeza, o trabalho é complementado com o uso de robôs de inspeção, que percorrem a rede pluvial registrando imagens e vídeos. O equipamento identifica trincas, rachaduras, e até ligações clandestinas de esgoto, possibilitando que a Novacap realize os reparos necessários. “O robô faz o mapeamento de forma totalmente automatizada, e um software analisa os dados para que as equipes possam agir com precisão, acrescente Dyennifer.

O cronograma de manutenção segue um planejamento que abrange todas as regiões administrativas, com equipes fixas e de prontidão para emergências. Atualmente, os trabalhos se concentram em Taguatinga, Asa Sul e Asa Norte, com ações preventivas para o período de chuvas intensas.

Além da atuação técnica, o GDF reforça a importância da colaboração da população, já que o descarte incorreto de lixo nas ruas pode comprometer a eficiência do serviço. “O trabalho é contínuo, mas, com a ajuda da população, conseguimos evitar que as bocas de lobo entupam novamente e atender mais áreas”, destaca Dyennifer.

Moradores também reconhecem os resultados das ações. O aposentado José Humberto de Souza, morador da QNL há 53 anos, elogia o trabalho: “Se as bocas de lobo não estiverem limpas, a água não escoa. Esse serviço é essencial e depende tanto do governo quanto da população”. Já Nancy Nascimento, também moradora da região, destaca que a limpeza ajuda a reduzir riscos: “Temos muitas árvores e folhas que entopem as passagens. Com o trabalho da Novacap, os alagamentos diminuíram bastante”.

Na última semana, em Ceilândia, foram limpas e desobstruídas 37 bocas de lobo na Avenida Leste, além da galeria de águas pluviais na QNM 27. Também foram realizadas podas de árvores em diferentes quadras, e mais de 150 toneladas de entulho foram retiradas de locais como a Avenida Hélio Prates e as quadras EQNN 03/05, EQNM 23/25, EQNM 21/23 e QNM 28.

Além da limpeza, a Novacap segue com obras de ampliação e readequação das redes de drenagem em áreas com sobrecarga, especialmente na Asa Norte, Asa Sul e Lago Sul. As intervenções incluem novas captações e ampliações da rede pluvial, visando melhorar o escoamento da água e reduzir os impactos das chuvas no Distrito Federal.

*VIA GDF

*Estagiário sob supervisão da redação.

TAGS: #desobstruir bocas de lobo #df #GDF #limpeza #Novacap #sistema de drenagem #tecnologia

Compartilhe:

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS