O Distrito Federal elegeu, neste domingo (2), 24 deputados para a nova legislatura da Câmara Legislativa (CLDF). Dos 13 partidos que terão representatividade na Casa, sete conquistaram 75% das 24 cadeiras em disputa. Ao todo, 18 parlamentares que vão ocupar a CLDF até 2026 pertencem ao PL (4), PT (3), MDB (3), PSOL (2), PSD (2), PP (2) e Agir (2).
No total, a Casa terá representantes de 13 legendas, quatro a menos que nas últimas eleições, quando ficou com uma representação partidária mais fracionada, com 17 agremiações. Dos distritais eleitos este ano, 12 novos parlamentares assumirão o cargo e 12 serão reconduzidos em 1º de janeiro de 2023.
Em 2018, seis partidos elegeram 12 parlamentares. À época, as legendas com maior representação eram o PT, com Arlete Sampaio e Chico Vigilante, o Avante, com Reginaldo Sardinha e João Cardoso, o Republicanos, com Rodrigo Delmasso e Martins Machado, o PROS, com Telma Rufino e Delegado Fernando Fernandes, o PDT, com Claudio Abrantes e Reginaldo Veras, e o PSB, com Roosevelt Vilela e José Gomes. O grupo representava 50% do plenário.
Os mais votados
O deputado Fábio Félix (PSOL) foi o distrital mais votado nas eleições deste ano. Ele passou de 10.955 votos, em 2018, para 51.792 este ano, um crescimento de 372,7%. O PSOL também elegeu o terceiro parlamentar mais votado, Max Maciel, com 35.578 votos. O segundo lugar ficou com Chico Vigilante (PT), que se reelegeu com 43.854 votos, mais que o dobro de 2018, quando teve 20.975 votos.
O quarto lugar ficou com o deputado Donizete (PL), que se reelegeu com 33.573 votos. O número representa 267,8% a mais do que em 2018, quando teve 9.128 votos. O distrital Martins Machado (Republicanos), por sua vez, foi o quinto mais votado. Ele foi reeleito com 31.993 votos, um crescimento de 8,6% em relação a 2018, quando ficou com 29.457. À época, o distrital foi o mais bem votado da CLDF.
A lista dos novos parlamentares incluem Thiago Manzoni (PL), Joaquim Roriz Neto (PL), Pastor Daniel Castro (PP), Rogério Morro da Cruz (PMN), Gabriel Magno (PT), Ricardo Vale (PT), Wellington Luiz (MDB), Pepa (PP) e Dayse Amarilio (PSB).
Tentaram a reeleição e não conseguiram o Delegado Fernando Fernandes (PROS), que tinha sido o segundo mais bem votado de 2018, Rodrigo Delmasso (Republicanos), Agaciel Maia (PR), Cláudio Abrantes (PDT), Telma Rufino (PROS), Valdelino Barcelos (PP) e Reginaldo Sardinha (Avante).
Lista dos partidos com representação na CLDF:
– PL, com Daniel Donizet, Thiago Manzoni, Joaquim Roriz Neto e Roosevelt Vilela
– PT, com Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale
– MDB, com Iolando, Hermeto e Wellington Luiz
– PSOL, com Fábio Félix e Max Maciel
– PSD, com Robério Negreiros e Jorge Viana
– PP, com Pastor Daniel Castro e Pepa
– Agir, com Jaqueline Silva e Doutora Jane
– Republicanos, com Martins Machado
– União Brasil, com Eduardo Pedrosa
– PMN, com Rogério Morro da Cruz
– Avante, com João Cardoso
– Cidadania, com Paula Belmonte
– PSB, com Dayse Amarilio