O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta quarta-feira (14) inscrições para concurso com 8.230 vagas para o Censo 2022. Ao todo, são 7.795 oportunidades para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), com prazo para inscrições até a sexta-feira (16).
A previsão é que o contrato de trabalho para recenseador dure três meses e a remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador. Já o contrato para os agentes censitários e supervisores tem previsão de duração de cinco meses, com salário entre R$ 1.700 e R$ 2.100. A inscrição para o processo seletivo é gratuita.
A função de recenseador exige o ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. De acordo com o IBGE, a remuneração será por produção. O cálculo envolve variáveis como setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Antes do início do trabalho, o recenseador passará por treinamento dividido em duas etapas: autoinstrucional, com a leitura prévia do manual do recenseador, e presencial, com duração prevista de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias. Quem for fazer a coleta de dados em setores censitários de povos e comunidades tradicionais terá mais um dia de treinamento.
Para as funções de agente censitário é exigido o ensino médio completo e idade de 18 anos. As vagas para as duas funções terão inscrição única, sendo oferecidas as vagas de agente censitário municipal aos candidatos com as melhores classificações no processo seletivo. Aos demais classificados, serão oferecidas as vagas de agente censitário superior.