O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Humberto Martins, aceitou o pedido da Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília) em retirar a empresa localizadas no Kartódromo de Brasília, a Ferrari Kart. A decisão foi divulgada para pública nesta segunda-feira (9), mas foi assinada oficialmente na última quinta-feira, 5.
Entenda a polemica
Em 2020, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), constatou que a Ferrari Kart, localizada no Autódromo de Brasília Nelson Piquet, estava com a situação irregular e solicitou que a empresa fosse retirada do local.
Entretanto, em 11 de abril de 2022, os empresários do local entraram com recursos no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e o juiz do caso acatou o pedido, entendendo que a situação poderia ser considerada como regularizada, especialmente por conta das dificuldades da pandemia de covid-19.
Poucos dias após a decisão, em 18 de abril, a Terracap entrou com outros recursos para reverter a liminar e obteve sucesso.
O administrador do Kartódromo, Yuri Mendes, comenta que no último domingo (8), a Ferrari Kart enviou outra liminar para que a justiça não voltasse com a decisão da Terracap. Porém, assim que o pedido da Terracap foi acatado, a companhia não perdeu tempo em começar seus objetivos no Kart e já iniciou a desocupação do kartodromo antes que o pedido dos empresários do Kart fossem novamente ouvidos.
“A gente já entrou com recurso e estamos esperando que seja julgado. Caso seja julgado a nosso favor, a gente vai poder voltar as atividades e a gente pretende recolher o que é nosso que foi retirado e voltar as atividades assim que possível”, comentou Yuri.
Ele reforçou que, caso a liminar seja aprovada, será necessário reestruturar todo o Kartódromo.
No mesmo dia em que a Ferrari Kart enviou a liminar, foi realizada 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Drift 2022, o qual reuniu mais de 2 mil pessoas, entre corredores profissionais e não profissionais. Segundo Yuri, esta era a média mensal do Kartódromo quando as atividades presenciais voltaram.
Campeonatos
Localizado no Autódromo de Brasília, o Kartódromo estavam com diversos campeonatos de automobilismo marcados para acontecer em 2022. Dentre eles, a Stock Car, a Porsche Cup, a Copa Truck, Copa Shell, dentre outros.
Dentre os campeonatos previstos para acontecer neste ano em solo brasiliense, uma das mais esperadas era a Stock Car – é um dos grandes campeonatos do automobilismo. A primeira etapa aconteceria em 3 de julho, mas teve de ser transferia para o autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
A final do campeonato, marcado para acontecer em 20 de novembro, ainda está marcada para acontecer em Brasília, desde que a reforma no autódromo seja finalizada.
Yuri Mendes, explicou que todas as competições dependem diretamente da reforma do autódromo de Brasília, que ainda não foi iniciada.
Resposta
A assessoria da Terracap informou que o objetivo da companhia não é demolir o Autódromo de Brasília, mas desocupar o local para requalificar e construir um novo kart na capital federal, financiado pelo Banco de Brasília (BRB).
Antes o autódromo estava sob supervisão da Terracap, mas no início deste ano a gestão passou para o BRB.
A reportagem procurou o banco para saber quando iria começar as reformas do autódromo e se seriam finalizadas a tempo dos campeonatos, mas não obteve resposta.
Apesar do objetivo da Terracap é liberar as atividades do Kartódromo ainda no final deste ano, caso o BRB não libere as verbas a tempo, é provável que todas as corridas marcadas para este ano tenham que ser direcionadas para outras cidades do Brasil.