O anúncio de 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, na abertura da sessão dessa quinta-feira, 5, – um dia após o encerramento do prazo para registrar ou regularizar o titulo. O número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014.
Segundo Fachin, a juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro, e a resposta “foi impressionante”.
“No dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto. Bom lembrar que a Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia” declarou.
A justiça Eleitoral encerrou o prazo para registrar ou regularizar o título na última quarta, 4, e o TSE computou 1,3 milhão de atendimentos, taxa histórica de pedidos. Do total, 830.850 serviços foram realizados pela internet. Por volta das 13h59, a página do TSE contabilizou recorde de 345 mil acessos simultâneos.
A campanha pela regularização do título de eleitor rendeu resultados positivos também nas demais faixas etárias. No último mês, foram registrados mais de 8,9 milhões de pedidos de emissão de títulos e regularização da situação eleitoral.
Para o presidente do TSE, a capacidade de resposta da Justiça Eleitoral nos últimos dias do prazo para regularização dos títulos demonstrou a capilaridade, a competência e o compromisso das instituições eleitorais com a democracia. A Corte chegou a enfrentar instabilidade em seus servidores online nos últimos dias da campanha para regularizar a situação dos registros, mas os problemas foram corrigidos sem gerar prejuízos aos eleitores que deixaram o processo para os últimos dias.
“A população respondeu ao chamado da Justiça Eleitoral, que não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança”, declarou o ministro.
Período de cadastro
Durante o período para a emissão do cadastro eleitoral, diversos artistas nacionais e internacionais se manifestaram incentivando jovens a tirarem seu título de eleitor. Dentre eles, o ator Leonardo Di Caprio e a cantora Anitta interagiram pelo twitter chamando jovens entre 15 e 17 anos para tirarem seu título. Di Caprio inclusive fez a postagem em português, voltado diretamente para os jovens brasileiros.
Ambos foram criticados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o qual ironizou as publicações dos artistas.