Mulheres poderão colocar o DIU gratuito em evento no Paranoá

13 de maio de 2022 – 14:36
Por: Redação

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Mulheres que tenham o interesse em colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU), podem realizar esse serviço gratuitamente neste sábado (14). Das 9h as 16h, a Praça central do Paranoá estará com profissionais de saúde realizando o procedimento.

O evento faz parte do projeto “Sistema Fecomércio Perto de Você”, realizado pelo Serviço Social do Comercio (SESC-DF). O projeto está em sua sétima edição e já passou por outras regiões do DF, dentre elas, Santa Maria, Guará e Itapoã. O Sesc reforça que o foco são as regiões com maior vulnerabilidade social.

Para colocar o DIU, é necessário realizar de uma série de exames para ver se a mulher está com a saúde apta para colocar o dispositivo. Dentre esses exames está uma ecografia transvaginal – que é um ultrassom para ver a posição do útero.

A coordenadora de assistência social do Sesc, Adriana Costa, explica melhor como será o processo de colocação do DIU. “Nós disponibilizamos uma unidade móvel do Sesc onde vão acontecer as consultas médicas e a inserção do DIU para aquelas mulheres que estejam elegíveis para receber esse atendimento”, comenta Adriana.

Ela também reforça que as mulheres dentro dos critérios necessários para colocar o DIU “tem que ser mulheres em idade fértil, em período menstrual ou no 10º dia ao contar o primeiro dia da menstruação, [que tenha realizado] exame ginecológico recente – que seria o Papanicolau com até um ano.

Segundo a coordenadora de assistência social, “o ultrassom ele não é critério de exclusão, mas o médico pode sim solicitar esse exame”. Caso o médico solicite o ultrassom, a interessada pode, após realizar o exame, se dirigir ao Sesc para finalmente colocar o DIU.

As interessadas em colocar e que são menores de 18 anos, precisam de uma autorização por escrito dos responsáveis e precisam estar acompanhadas deles para realizar o procedimento.

O DIU é um método contraceptivo que tem 5 anos de validade. Ele também é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento

Além do DIU, o projeto também realizará outras consultas básicas de saúde, como vacinação contra a Covid-19, atendimentos odontológicos e orientações sobre a saúde  

A equipe de saúde do SESC estará no dia para tirar dúvidas e dar as orientações necessárias para os atendimentos.

Além da área da saúde, também serão ofertados serviços de assistência social e jurídica, relacionamento com o cliente e educação

Fora isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estará na ação com serviços de massagem, corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas e maquiagem.

Para mães que tem interesse em ir e não tem com quem deixar os filhos, o lugar também terá recreação para as crianças.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO