Um vídeo enviado para o Blog confirma problemas denunciados ontem no Hospital da Asa Norte (HRAN). E desconstrói a resposta da Secretaria de Saúde quando ela nega que “não faltam vasos sanitários em nenhum banheiro do hospital nem há vasos com entupimento”.
Como o vídeo abaixo mostra, o banheiro está sem vaso, sim. E por essa razão, segundo denunciam pacientes, as necessidades fisiológicas de quem está no hospital são feitas em local inadequado.
Confira novamente a nota oficial emitida par o Blog na terça-feira
A direção do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) informa que não faltam vasos sanitários em nenhum banheiro do hospital nem há vasos com entupimento. A direção ressalta que na terça-feira, devido à greve dos funcionários da limpeza, foram registrados problemas na manutenção dos banheiros. As fotos que mostram sujeira no chão foram feitas no local destinado ao banho, só tem chuveiros, não há vasos sanitários.
Sobre as cadeiras, a direção esclarece que o hospital não dispõe de cadeiras para todos os acompanhantes e, por este motivo, em alguns casos o acompanhante é autorizado a levar cadeira de casa. Vale ressaltar que, de acordo com a legislação, só tem direito a acompanhante pacientes com 60 anos ou mais, crianças ou pessoas com dificuldade de mobilidade.
Ainda segundo a direção do HRAN, é proibido acompanhante dividir cama com o paciente, devido ao risco de infecção. Sobre a água quente, a direção informa que desde agosto, quando as caldeiras do HRAN foram desativadas, não há registro de problema com o fornecimento de água quente. Os pacientes contam com água aquecida 24 horas.