O ex-presidente Lula se reuniu com senadores de diversas legendas, na noite desta segunda-feira (11), em Brasília. O encontro foi na casa do ex-senador Eunício Oliveira. Além de integrantes da bancada petista, também estiveram presentes aliados de partidos do MDB e PSD, como Renan Calheiros e Omar Aziz, respectivamente. A ideia do encontro era a de avaliar a conjuntura política, tratar sobre eleições e palanques estaduais. A maior parte dos presentes no jantar são do Nordeste e do Norte, onde Lula tem mais força política e, consequentemente, mais peso nas alianças estaduais.
As bancadas do MDB e do PSD são as maiores do Senado. Apesar da primeira ter pré-candidata própria, Simone Tebet, dentro do partido há uma divisão sobre os atuais candidatos ao Palácio. Enquanto uma ala apoia o ex-presidente Lula, outra segue com Bolsonaro. Já o PSD não tem presidenciável definido até o momento mas tentou viabilizar Rodrigo Pacheco, que desistiu da corrida presidencial.
O encontro demonstra que a candidatura de Simone Tebet não é consenso dentro do próprio partido. O MDB aposta em Simone como porta-voz da sigla até o fim de junho, quando terminam as inserções do partido na propaganda partidária, mas uma ala do partido defende que a legenda não tenha candidatura própria se a mesma não se mostrar competitiva.