Queda na taxa de desemprego é resultado de retomada econômica

2 de maio de 2022 – 11:55
Por: Redação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com o objetivo de reaquecer a economia brasiliense, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na formação de mão de obra qualificada, preparada para conquistar uma colocação no mercado.

Segundo um levantamento da Codeplan e do Dieese, a taxa de desemprego entre março de 2021 e de 2022 caiu 2,5%, além da de 40 mil pessoas no mercado de trabalho.

Sob a perspectiva de capacitar trabalhadores, a Secretaria do Trabalho criou dois programas direcionados a ensinar um ofício a quem procura o primeiro emprego ou para quem quer voltar a ter a “carteira assinada”.

Lançado em agosto de 2021, o RenovaDF incentiva a formação profissional ao mesmo tempo em que recupera equipamentos e espaços públicos. Pelo programa já passaram 4.432 pessoas, que concluíram a formação com aulas práticas. Mais 3,5 mil pessoas se inscreveram para o quinto ciclo do curso, que iniciou em abril deste ano.

Os alunos recebem auxílio no valor de 1 salário mínimo, além de vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais. O ciclo aborda técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

Já o programa Qualifica DF, lançado em agosto de 2020, oferece gratuitamente cursos profissionalizantes. Em 2022, a proposta é alcançar 24 mil vagas para quem busca aprender um ofício. Hoje, 12 mil alunos fazem cursos nas áreas de agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática e outras 45 ocupações. A escolha pelas profissões para capacitação foi feita a partir de uma análise da pasta em relação às vagas que mais aparecem no banco de intermediação das 14 agências do trabalhador.

“O governo tem contribuído com o reaquecimento econômico, principalmente, com a criação do ambiente favorável para que as pessoas possam investir e acreditar no próprio negócio. Também se destaca a grande frente de qualificação profissional promovida nos últimos anos, além do pacote de obras por todo o DF que estimula o emprego direta e indiretamente”, ressalta o secretário do Trabalho, Thales Mendes Ferreira.

Impacto


Também sintonizada na retomada da economia
, sinalizada pela entrada de 40 mil pessoas no mercado de trabalho, a rede de agências do trabalhador do Distrito Federal é um importante instrumento para quem está atrás de emprego.

É lá que empresas dos mais variados segmentos buscam mão de obra para seus quadros de pessoal. Em 2021, as 14 unidades colocaram 16.212 vagas à disposição dos candidatos a um posto de trabalho. Neste ano, entre janeiro e março, foram oferecidas 3.181 oportunidades.

Joelma Alves, de 39 anos, foi contratada como operadora de teleatendimento, em fevereiro deste ano, após cinco anos desempregada. Segundo ela, que é mãe de quatro filhos, foi um período difícil. “Foram anos muito duros, eu não conseguia emprego de jeito nenhum. Depois, meu esposo ficou sem trabalho também e aí quase não dava pra comprar o básico”, lembra.

Mas tudo mudou quando ela foi à agência do trabalhador no Sol Nascente. “Me trataram superbem. Me mostraram que daria, sim, pra mudar de situação. No mesmo dia, me chamaram para uma entrevista. Fiz o processo e fui selecionada. Fiquei feliz demais, foi uma festa aqui em casa”, celebra Joelma.

Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve cadastrar o currículo por meio do aplicativo Sine Fácil ou comparecer a uma das agências do trabalhador. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO