Governo cria programa para recuperação de aprendizagem na educação

24 de maio de 2022 – 17:09
Por: Redação

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governo federal instituiu uma política nacional para recuperação das aprendizagens na educação básica. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (24).

A iniciativa implementará, por intermédio do Ministério da Educação, estratégias, programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar.

Entre o público-alvo estarão discentes da educação básica, crianças, adolescentes, jovens e adultos que não estejam inseridos nas redes públicas de ensino, docentes, equipes técnicas e equipes de apoio das instituições de ensino.

Poderão ser incluídos ainda gestores escolares, dirigentes das secretarias de educação e das redes públicas de ensino estaduais, municipais e distrital e famílias e demais atores da comunidade escolar.

Segundo o decreto, os princípios da política são:

– igualdade de condições para o acesso e a permanência dos discentes na escola;

– garantia do direito à aprendizagem dos discentes, em especial daqueles em situação de vulnerabilidade social;

– governança colaborativa entre os entes federativos na proposição de soluções na implementação e no acompanhamento dos programas, das ações e das estratégias da Política;

– fortalecimento da liderança, da gestão escolar e da formação dos profissionais da educação;

– eficiência na gestão dos recursos destinados à implementação da política;

– fomento ao desenvolvimento e à disseminação de tecnologias educacionais digitais; e

– aprimoramento das formações inicial e continuada dos profissionais da educação básica, com vistas a orientar o uso de tecnologias para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO