Castração de cães e gatos pode ser reagendada

25 de abril de 2022 – 16:54
Por: Redação

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Agora é possível reagendar a castração de cães e gatos junto ao Instituto Brasília Ambiental, responsável pelo programa que oferece esse procedimento. Para marcar nova data, o tutor deve entrar em contato com a própria clínica na qual estava marcada a castração.

Prazo para quem quiser reagendar o procedimento não deve exceder um mês da primeira data marcada, salvo em casos de doença do animal | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A Unidade de Gestão de Fauna (Ufau) do Brasília Ambiental adotou essa medida com o objetivo de reduzir o alto número de faltas dos tutores nos dias e horas marcados para a cirurgia. No site da autarquia encontra-se disponível uma pesquisa sobre o tema.

No ano passado, foram registradas quase 2 mil ausências de tutores de pets no dia marcado para a operação

“Enviamos o questionário para todos os tutores que não compareceram no ano passado”, informa o assessor especial da Ufau, Rodrigo Santos. “Foram quase 2 mil ausências, um número bem significativo em um universo de 15 mil vagas ofertadas no ano de 2021. Queríamos saber por que eles não levaram seus animais para castrar.”

Ausências

O número de faltosos foi revelado pelo sistema de controle de atendimento adotado na relação do instituto com as clínicas conveniadas. Segundo Rodrigo Santos, inicialmente as ausências se aproximavam dos 50% e diminuíram para 20% a 25% com a redução de intervalos entre as campanhas de castração. Ainda assim, esse índice de faltas é considerado alto.

10.330animais foram beneficiados com a castração gratuita em 2021

Nas pesquisas, o resultado apontou como maiores motivações para as ausências um conjunto de situações fortuitas, como impossibilidade do tutor em obter dispensa no trabalho para levar o animal, algum quadro de doença ou gravidez do pet, entre outros casos.

Esse resultado levou a Ufau a pensar no reagendamento como a melhor solução. “Mas [o reagendamento] obedece a regras, não é um ´cheque em branco´ para o tutor para que ele possa ir quando quiser”, explica Rodrigo. “Exceto em casos de doença do animal comprovada, o prazo não pode exceder um mês da primeira marcação.”

Campanhas

Atualmente o Brasília Ambiental mantém convênio com quatro clínicas para o serviço de castração de cães e gatos. São instituições localizadas em Samambaia, Gama, Ceilândia e Paranoá. Este ano já foram promovidas duas campanhas de castração, uma em janeiro e outra em março. A meta do instituto é realizar mais três.

Em 2021, o Brasília Ambiental fez cinco campanhas de castração, uma dessas somente para cadelas. Ao todo, 10.330 animais foram beneficiados com a cirurgia gratuita. No último ano também foram promovidas duas campanhas de vacinação e vermifugação, que beneficiaram cerca de 2 mil animais.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOBRE NÓS

Somos um veículo de comunicação preocupado em trazer os fatos e informações de forma objetiva e imparcial. As notícias que importam para o seu dia-a-dia sobre política nacional e do Distrito Federal, informações que afetam a vida do servidor público e bastidores dos poderes públicos.

REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO